FOCO E ESCOPO

A Revista Científica SIGMA (ISSN1980-0207) é uma iniciativa do Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP, em formato digital e com periodicidade semestral, preza pela qualidade e pelo seu desempenho científico e compromisso social em promover o ensino, a pesquisa e a extensão como bases estruturais à construção, produção e socialização do conhecimento científico, tecnológico e cultural. Seu objetivo é contribuir com a divulgação interdisciplinar de artigos/papers, relatos de experiência/caso, relatos de práticas pedagógicas e resenhas inéditos oriundos dos cursos de graduação e Pós-graduação do IESAP. Além disso, seu público-alvo é composto por professores, estudantes e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento da educação, desta forma, reforça à competência e dedicação da pesquisa com a sociedade do conhecimento científico. O processo de análise e apreciação dos trabalhos para compor o periódico, perpassa por análise e apreciação dos pareceristas. 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA

São trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos teóricos e/ou de investigação já publicados, estabelecendo um recorte temporal e/ou geográfico para análise da literatura consultada. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

ARTIGOS ORIGINAIS

São trabalhos de pesquisa científica, apresentando resultados de investigação baseados em dados empíricos ou teóricos, de característica filosófica, cultural e pedagógica, utilizando metodologia científica, de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observadionais. Devem incluir análise descritiva e/ou inferências de dados próprios. Deverão ter entre 15 a 25 páginas, de preferência com a seguinte estrutura: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussões, Conclusão e Referências.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA/CASO

São artigos que apresentam dados descritivos e/ou interpretativos de um ou mais casos, explorando um problema ou objeto de estudo por meio de exemplo. Apresenta as características do objeto estudado. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Relatos de atividades desenvolvidas junto aos alunos, em sala de aula ou não, sobre atividades científico-pedagógicas. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

RESENHAS

Aceita resenhas de 05 a 10 páginas, de livros recém-lançados nos últimos três anos, que tenham relação com a política editorial da revista. Deve ser inserido no desenvolvimento do texto uma imagem da capa do livro resenhado, obrigatoriamente.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O trabalho é aceito para análise, pressupondo-se que: 1) o mesmo não foi publicado e nem está sendo submetido, simultaneamente, para publicação em outro periódico; 2) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento à Revista Científica Sigma ; 3) as opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade; 4) a apresentação formal do trabalho está de acordo com todas as indicações destas normas editoriais.

Os trabalhos encaminhados à Revista Científica Sigma serão avaliados em dois momentos:

Primeiro, a avaliação do atendimento às diretrizes aos autores. O artigo será avaliado em sua normalização (formas de citação, preenchimento correto dos metadados, verificação da qualidade de tabelas e figuras e checagem da retirada de identificações de autoria) e ausência de plágio. Estando conforme as Diretrizes para Autores, o artigo será encaminhado para a avaliação seguinte, de mérito de conteúdo.

Segundo, a avaliação do mérito do conteúdo. O artigo será encaminhado pelo Editor da revista ao corpo de pareceristas, que apreciação o texto no formato de avaliação cega, isto é, com o anonimato dos autores e dos pareceristas. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas. As opções de pareceres são: a) aprovado integralmente; b) aprovado, desde que sejam feitas as correções necessárias; c) recusado. Caso haja alguma divergência quanto aos pareceres, o editor poderá encaminhar o artigo ao conselho editorial que decidirá quanto à publicação ou não.

O/s autor/es serão notificados, por e-mail, da aceitação ou recusa de suas submissões.

Os critérios de avaliação incluem: originalidade, contribuição para o conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alterar o conteúdo. A Revista Científica Sigma se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo do/s autor/es.

Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, o/s autor/es será(ão) notificado/s por e-mail e encarregado/s de fazê-las. Deverá(ão) postar a nova versão do trabalho no Sistema, dentro do prazo determinado pelo mesmo.

PERIODICIDADE

A Revista Científica Sigma  é publicada no formato eletrônico com periodicidade semestral e o recebimento das submissões é ininterrupto. Adota a política de publicação imediata dos trabalhos aprovados após o processo de avaliação de mérito, correções e diagramação de layout. Os textos dos artigos são publicados individualmente no sumário de cada fascículo assim que são finalizados os seus procedimentos editoriais. Desta forma, o sumário de um novo fascículo poderá ter sua editoração incompleta até que todos os seus artigos estejam finalizados.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sem taxas de submissão de artigos - Não são cobradas taxas dos autores referentes à submissão de artigos (No submission charges).

Sem taxas de processamento de artigos - Não são cobradas taxas dos autores referentes ao processamento de artigo (No article processing charges).

A revista adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através do Manifesto de Publicação  do LOCKSS.

ÉTICA DE PUBLICAÇÃO E BOAS PRÁTICAS

Publication ethics and malpractice statement

Revista Científica Sigma segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes: para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

NORMAS ABNT

A Revista Científica Sigma adota as seguintes Normas da ABNT, que deverão ser observadas pelos autores, na redação e formatação de seus originais: NBR 6023:2002 (Referências); NBR 6024:2003 (Numeração Progressiva); NBR 6028:2003 (Resumo); NBR 10.520:2002 (Citações).

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

A Revista Científica Sigma  poderá utilizar softwares para detecção de plágio, objetivando identificar nos artigos submetidos indícios de prática irregular de autoria dos trabalhos. Desta forma, adotou-se o Software CopySpider anti-plágio freeware para testar documentos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sob ótica de crivar a existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Sendo assim, todos os autores deverão certificar-se quanto à autoria de textos no seu trabalho, pois caso algum texto incluído de forma integral ou parcial que não seja de sua autoria, os autores serão responsabilizados criminalmente nos termos da Lei dos Direitos Autorais, e também nos termos do Código Penal, sujeito a pena de reclusão.