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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Sigma é publicada semestralmente  pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá,  aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, letras, música ou teologia, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas, bem como estudos de caso, artigos de revisão literária, relatos de experiência, relatos de práticas pedagógicas e resenhas. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

1. Os trabalhos deverão ser encaminhados em língua portuguesa.

2.Os artigos devem ter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, podendo ser feita exceção para aqueles que ultrapassem a quantidade máxima, desde que estes tenham sido defendidos como trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização ou como teses de mestrado e doutorado.

3. A Revista Sigma é de temática livre, mas a publicação dos artigos está condicionada ao parecer de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos:

 I – Sua contribuição às áreas do conhecimento que abrangem os cursos de graduação e especialização ofertados pelo IESAP, ou seja: “Educação” – área à qual se relaciona o curso de “Pedagogia” (graduação) e “Coordenação Pedagógica”, “Docência na Educação Superior”, “Educação Especial e Inclusiva”, “Educação Profissional” e “Pedagogia Empresarial” (especialização) -, “Linguística, Letras e Artes” – à qual se relacionam os cursos de “Letras Licenciatura - Inglês, Francês e Espanhol” e “Música” (graduação) e “Libras”, “Língua Espanhola”, “Língua Francesa”, “Língua Inglesa” e “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura” (especialização) – e “Teologia” – à qual se relaciona o curso de “Ciência da religião” (especialização);

 II – A originalidade do tema ou do tratamento dado a ele;

 III – A consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

 3.1 Os autores serão notificados da aceitação integral, aceitação com necessidade de alterações ou da recusa do seu trabalho.

 3.2 Modificações de estrutura ou de conteúdo poderão ser solicitadas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, o autor sendo notificado e encarregado de fazê-las, devendo devolver o trabalho reformulado no prazo máximo estipulado pela coordenação da revista.

 4. Os originais devem ser encaminhados à secretaria da revista por meio do e-mail sigma@iesap.edu.br. Dúvidas e sugestões devem ser enviadas para o mesmo endereço.

 5. Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em Word (doc. ou docx.), layout para impressão, folha A4. As orientações para formatação estão especificadas ao final destas Normas.

 6. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

 7. As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.

 8. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé da página (usar comando automático do processador de textos: Referências/Inserir Nota de Rodapé).

 9. Todos os artigos devem conter a seguinte estrutura:

 I – Cabeçalho, na primeira página, contendo: Título (letras maiúsculas, em negrito e centralizadas); subtítulo, se houver (claramente subordinado ao título, devendo ser digitado logo em seguida, antecedido de dois pontos, em letras normais – apenas a primeira após os dois pontos sendo maiúscula, negritadas e centralizadas); autor(es) e orientador (justificado à direita, com o nome seguido de chamada para nota de rodapé em numeração arábica – 1, 2, 3 – a qual deverá registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico e o endereço completo para correspondência);

Ex. As credenciais dos autores e do orientador serão dispostas em nota de rodapé. Inserir após o nome do primeiro autor algarismo numérico em ordem sequencial (1,2,3) O texto para os autores será o seguinte: Acadêmico do curso de Pós-Graduação em..............., do Instituto de Ensino Superior do Amapá/AP. E-mail: fulanodetal@bol.com.br . Quanto a nota de rodapé referente ao orientador, será composta de um breve currículo do mesmo, com destaque para a formação de base e a maior titulação (ex: Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP/AP e Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AP. E-mail: ciclanodetal@hotmail.com);

 II – Resumo e palavras chaves: O título “resumo” deverá constar em letras maiúsculas, negrito e centralizado. O texto do resumo deve ter entre 150-250 palavras, ser digitado em bloco único, sem recuo de parágrafo, com espaçamento entre linha 1,5. Deve ser organizado em uma sequência lógica de frases concisas e objetivas, que retratem os seguintes elementos: título, tema, problema, hipótese (s), objetivos, metodologia (Método, Instrumentos, sujeitos e lócus), além dos resultados obtidos na pesquisa. Seguido por 03 palavras que sejam chave no texto, isto é, as palavras que mais aparecem no texto como um todo, separadas entre si por ponto e finalizada por ponto;

 III – Versão do resumo em língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês);

 IV – Introdução: O objetivo desta seção é introduzir o leitor na questão do tema ou assunto que será tratado no artigo. Informação básica, importância e por que se está escrevendo sobre o assunto;

 V – Desenvolvimento: Nesta parte, o autor deve se preocupar em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica em uma apresentação clara, lógica e objetiva; pois é neste momento que o autor pode argumentar sobre o tema (fazer citações de acordo com a NBR 10520:2002);

Ex. baseados na ABNT, no sistema AUTOR-DATA. Nas citações diretas, é obrigatório informar o autor, ano e página: Câmara (2008, p. 31) ou (CÂMARA, 2008, p. 31).

Para o caso de citações indiretas no texto, usar apenas o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores: Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008);

Para três autores: Morelli, Souza e Cruz (2014) ou (MORELLI; SOUZA; CRUZ, 2014);

Mais de três autores, utilizar o primeiro e após et al.: Gheorghiu et al. (2008) ou (GHEORGHIU et al., 2008).

VI – Conclusão ou Considerações finais: O título dever ser digitado centralizado, o autor deve se posicionar, argumentar e sintetizar as ideias do texto. Lembramos que as conclusões devem estar todas fundamentadas na pesquisa. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área.

VII – Referências: O título deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e centralizadas. Devem ser elencadas as fontes efetivamente pesquisadas para a construção do artigo, ordenadas alfabeticamente, justificado, com espaçamento de linha e parágrafo simples, pois são elementos das obras utilizadas para as citações, como título, autor, editora, local de publicação e outras, que permitirão identificar as publicações consultadas para a realização da pesquisa.

MODELOS DE REFERÊNCIAS DA ABNT

Livros com um autor: AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano. Exemplo:

NOGUEIRA, C. M. A feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização. Campinas: Autores Associados, 2003.

Livros com dois autores: AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano. Exemplo:

ACCIOLY, A. R.; MARINHO, I. P. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956.

Livros com três autores: AUTORES separados por ponto e vírgula.Título. Edição. Local: Editor, ano. Exemplo:

REZER, R.; CARMENI, B.; DORNELLES, P. O. O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. 4. ed. São Paulo: Argos, 2005.

Livros com mais de três autores: Entrada pelo primeiro autor, seguido da expressão et alTítulo. Local: Editora, ano. Exemplo:

TANI, G. et alEducação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

Livros com organizadores, coordenadores: ORGANIZADOR ou COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano. Exemplo:

CRUZ, I. et al. (Org.). Deusas e guerreiras dos jogos olímpicos. 4. ed. São Paulo: Porto, 2006. 123 p. (Coleção Fio de Ariana).

Partes de livros com autoria própria: AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada. Exemplo:

GOELLNER, S. Mulher e Esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, A. C.; KNIJIK, J. D. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-374.

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso: AUTOR. Título. Ano. Paginação. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa. Exemplo:

SANTOS, F. B. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. 2005. 400 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, UFRGS, Porto Alegre, 2005.

Trabalhos de eventos: AUTOR. Título do trabalho apresentado no evento. Referência da publicação no todo precedida de In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização do evento. Título do documento (Anais, Livro de Resumos, Proceedings, tópico temático etc.). Local, editora: ano de publicação. Página inicial e página final da parte referenciada. Exemplo:

VIOLATO, R. R.; WAISMAN, J. O moto-táxi como modo de transporte urbano de passageiros. In: Panamerican Conference On Traffic And Transportation Engineering., 2004, Albany, NY. Conference Papers. Albany, NY: Rensselaer Polytechnic Institute, 2004. p. 1-9.

Artigos de revistas/periódicos: AUTOR do artigo. Título do artigo.Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano. Exemplos:

Um autor: ADELMAN, M. Mulheres no esporte: corporalidades e subjetividades. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-29, jan./abr., 2006.

Dois autores: AMORAS, F. C.; RODRIGUES, L. G. A constituição dos programas de políticas públicas no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 173, p. 97-106, out. 2015.

Três autores: CAVECHINI, C.; SOUZA, F. de; PAGANOTTI, I. Polêmica na garupa: uso de motos para transporte de passageiros: risco ou solução? Revista Problemas Brasileiros, São Paulo, n. 366, p. 32-35, nov./dez. 2004.

Mais de três autores: SOUSA, R. S. et al. Antropologia das trocas econômicas informais e ilícitas. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, n. 1, p. 01-10, dez. 2008.

Artigos de jornais: AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p. Exemplo:

SILVEIRA, J. M. F. Sonho e conquista do Brasil nos jogos olímpicos do século XX. Correio do Povo, Porto Alegre, 12 abr. 2003. p. 25-27.

Leis, decretos, portarias, etc.: LOCAL (país, estado ou cidade). Título(especificação da legislação, nº e data). Indicação da publicação oficial. Exemplo:

BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1.

Documentos eletrônicos online em html ou htm: AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm. aaaa. Deve-se informar o endereço online, exceto nos textos em pdf. Exemplo:

PEPEU, S. R. F. O advento das mototáxis. Jus Navigandi, Teresina, ano 3, n. 27, dez. 1998. Disponível em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=500>. Acesso em: 13 jul. 2009.

BRASIL. Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ L8987compilada.htm>. Acesso em: 28 mar. 2010.

 10. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Sigma.

 ORIENTAÇÃO PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS 

  1. Digitar todo o texto em cor preta (outras cores são permitidas para as ilustrações), na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas 1,5, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções. 
  1. As margens deverão ser: Superior e esquerda em 3 cm e inferior e direita em 2 cm. 
  1. Utilizar letras maiúsculas em negrito para o título principal; no subtítulo, se houver, usar negrito e a primeira letra, após os dois pontos, maiúscula, seguida de minúsculas. Ambos centralizados. O título das seções primárias deve ter a mesma formatação do título principal, as seções secundárias devendo ter título diferenciado, assim como as seções terciárias. 
  1. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação (1,25) e dar Enter apenas no final do parágrafo. 
  1. Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter
  1. Para as transcrições, usar a fonte Times New Roman, tamanho 10, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com dois toques de tabulação. 

       7. Quanto às ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros)       deverão ter preferencialmente 7,5 cm de largura, e não deverão ultrapassar a altura máxima de 16 cm al´ém de ter resolução de 300 dpi no formato jpeg ou jpg . Sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte.

  1. O Resumo, escrito em parágrafo único, não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Devem constar no resumo o objetivo, a metodologia, resultados e conclusões do artigo. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, que não estejam citadas no título, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As mesmas instruções se aplicam para o AbstractKeywords.
  2. No caso da seção de Entrevistas, deve ser enviado fotografia recente e comprovante de autorização do entrevistado concordando com a publicação na revista.
  3. No caso da seção de Resenhas, é obrigatório que esteja inserido no desenvolvimento do texto uma imagem da capa do livro resenhado.